A realidade mais próxima
Os novos programas de rendering da Abvent, Artlantis R e Artlantis Studio, estão apoiados nos conceitos de simplicidade de utilização, rápida aprendizagem e resultado final entusiasmante, que foram sempre imagem de marca dos produtos desenvolvidos por aquela empresa francesa.
A principal novidade reside na utilização da tecnologia Radiosidade (daí o nome de Artlantis R) baseada no cálculo da dispersão da luz, que introduz rapidez de processamento e realismo às cenas mais sofisticadas, reduzindo o número de pontos de luz, câmaras, objectos, etc..., e na tecnologia “Postcard”, que vem permitir a transposição de materiais entre vários projectos. Assim, gravar neste formato, permite coleccionar um álbum de materiais de simples imagens JPEG, que poderão ser utilizadas em futuros projectos.
O ambiente de trabalho apresenta janelas de navegação, tornando a sua utilização intuitiva e encurtando assim a curva de aprendizagem do produto. As novas ferramentas introduzem simplicidade na preparação do modelo 3D para obtenção de imagens render, além de se poder em qualquer altura ver o estado da imagem através da pré-visualização, que é actualizada a cada momento. Autor: Arq. Francisco Vidigal |
Vejamos algumas das características que tornam o Artlantis R um produto diferente: Perspectivas e Vistas
Agora, com o novo Artlantis, é possível gravar as características de cada perspectiva independentemente das outras, armazenando com ela pontos de luz, intensidade de radiosidade e imagens de fundo.
A profundidade de campo foi reestruturada, permitindo simular uma máquina fotográfica. O Artlantis R permite-nos integrar a cena 3D numa imagem de fundo com uns simples cliques de rato. Esta opção juntamente com a possibilidade de criar profundidade de campo, permite simular a utilização de uma câmara fotográfica com bastante realismo.
Luzes
Agora a parametrização da iluminação é, também ela, mais imediata e controlável pelo utilizador, pois com a simples utilização da luz solar e luminosidade ambiente é possível iluminar facilmente cenas exteriores e interiores. O Artlantis R possui todos os tipos de iluminação (luz solar e ambiente, pontos de luz e shaders de luz) que juntamente com efeitos do ar (atmosferas, radiosidade, turbulência, etc..) podem criar ambientes mais realistas.
Objectos e Shaders
O editor de objectos do Artlantis R permite facilmente aumentar o nível de realismo da sua cena. Quer esteja a trabalhar com vegetação, pessoas, mobília ou simples elementos decorativos, pode-se ter absoluto controlo gráfico desses objectos dependendo dos factores de cada cena, como hierarquia ou mesmo estação do ano.
O catálogo fornecido pelo Artlantis R é de fácil utilização e muito útil. Dividido em três grupos, Shaders, Objectos e Billboards, permite ao utilizador, com um simples “drag and drop”, adicionar à sua cena vários elementos. Para complementar a biblioteca de Objectos e Shaders a Abvent oferece a possibilidade de comprar CD-ROMs com colecções desenhadas especialmente para o Artlantis R. Estas fornecem uma grande variedade de materiais e objectos, que enriquecem a imagem produzida. Autor: Arq. Miguel Krippahl |
O Artlantis R combina as funções mais eficientes e avançadas para simular ambientes reais para cada projecto tridimensional. Para isso comunica directamente com outros softwares de CAD como o ArchiCAD, VectorWorks, SketchUp, AutoCAD, Arc+, etc., assegurando a leitura da maioria dos formatos de ficheiros utilizados em arquitectura. Após iniciar um projecto em Artlantis R, poderá “voltar atrás” e executar algumas alterações no seu modelo tridimensional, pois o programa através do seu Ficheiro de Referência importa os elementos e shaders que estavam a ser utilizados. Esta é uma ferramenta muito útil, pois assim após feitas algumas modificações no modelo, não será necessário redefinir todos os parâmetros da imagem. O Artlantis Studio aproveita todas as tecnologias desenvolvidas para o Artlantis R, particularmente a tecnologia Radiosidade, e através da combinação directa da animação de objectos e do deslocamento da câmara, permite uma exploração completa e cenarizada do conjunto do espaço virtual fabricado pelo software de render. Por outro lado, a gravação automática de ficheiros QuickTime em objectos VR ou em panoramas, permite criar ficheiros interactivos os mais concretos para a visita e a comunicação da sua maquete virtual. Sendo, não somente, mais leves que os vídeos, as sequências QuickTime VR permitem igualmente uma apresentação interactiva, por exemplo, na Web e na qual se pode determinar o grau de precisão e a resolução desejada.
Em jeito de conclusão, é importante realçar a relação facilidade de utilização/tempo de preparação/qualidade de imagem final, pois de facto estas novas versões resultam pela sua simplicidade de aprendizagem e pelos espectaculares resultados finais. Assim com poucos cliques consegue-se obter uma imagem/animação de alta qualidade que, por certo, acrescentará outros argumentos ao seu trabalho de arquitectura e de desenho de interiores.
Para ter uma ideia mais correcta destes novos produtos consulte o site www.artlantis.com e poderá navegar na sua galeria, fazer o download do Artlantis R/Artlantis Studio para os testar por um período de 30 dias, ver objectos 3D e shaders, etc.
AT+S3_CNS
Clique aqui
|